PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Um pen drive aumenta de peso quando está armazenando dados?

Sim. Mas é um aumento tão pequeno que até um coronavírus pesa mais.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 set 2024, 09h07 - Publicado em 1 jul 2020, 12h07

Sim. Mas não se preocupe: é tão pouco que você vai continuar conseguindo levantar o pen drive após enchê-lo – mesmo que jamais tenha entrado em uma academia, como é o caso deste Oráculo.

Pen drives guardam arquivos usando um tipo de memória chamado flash. Para representar o número “um” do código binário, ele prende alguns elétrons em um tipo especial de transistor. Para representar o “zero”, ele solta.

Prender os elétrons exige energia: são 10 -15 joules para cada bit de informação (isto é, cada zero ou um). E sabemos que energia e massa são faces da mesma moeda. Por exemplo: um estilingue ganha algumas frações de grama quando está com o elástico puxado, porque existe energia potencial armazenada ali – pronta para se converter na energia cinética usada para arremessar a pedra.

Esse aumento de alguns gramas, nos níveis de energia presentes na nossa rotina, é tão pequeno que na prática pode ser desprezado. Mas se você tentar acelerar uma nave espacial a 80% ou 90% da velocidade da luz, ela se tornará extremamente pesada. De fato, é impossível acelerá-la a 100% velocidade da luz, pois então sua massa se tornaria infinita – e não há energia capaz de tirar uma massa infinita do lugar, porque a inércia também se torna infinita.

A equação mais famosa de Einstein, e = mc2 diz que, para descobrir qual é a massa de uma certa quantidade de energia, basta dividi-la pela velocidade da luz ao quadrado. Perceba que a equação dá uma noção exata da taxa de conversão entre massa e energia. A velocidade da luz é de 299 milhões de metros por segundo. Ao quadrado, isso dá 84900000000000000. Qualquer valor de energia que você divida por um número tão grande dará uma massa muito pequena.

Continua após a publicidade

Assim, um pen drive de 4 GB preenchido metade com zeros e metade com uns fica apenas 2 · 10 -21 grama mais pesado (ou seja, um número com 21 casas decimais após a vírgula). Mil vezes menos massa que um coronavírus.

Pergunta de @llgeovane, via Instagram. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.