Yahoo Respostas x Oráculo – parte 2
Dando continuidade ao post anterior: “Que bicho sou eu?” Na edição de maio da SUPER, explicamos como o Yahoo Respostas consegue ser um site bem-sucedido há oito anos, mesmo famoso pelas perguntas (e respostas) toscas. Qual o segredo do sucesso de um site que às vezes consegue deixar até mesmo o Twitter para trás em […]
Dando continuidade ao post anterior:
Na edição de maio da SUPER, explicamos como o Yahoo Respostas consegue ser um site bem-sucedido há oito anos, mesmo famoso pelas perguntas (e respostas) toscas.
Qual o segredo do sucesso de um site que às vezes consegue deixar até mesmo o Twitter para trás em audiência?
Para ajudar a entender, publicamos no site algumas perguntas já respondidas aqui no Oráculo.
“Gambás ficam bêbados como gambás?” (enviada por Márcio Vargas, de Porto Alegre, RS – respondida na edição de junho de 2012 da SUPER)
RESPOSTA DO ORÁCULO – Gambás são atraídos por bebidas, especialmente cachaça, explica Ari Riboldi no livro O Bode Expiatório: Origem de Palavras, Expressões e Ditados Populares com Nomes de Animais: “Põe-se um pouco da bebida num pote. O bicho vem, guiado pelo cheiro, bebe tudo e, em seguida, cai embriagado”. Bêbado como um gambá, literalmente.
RESPOSTAS NO YAHOO RESPOSTAS – 2 respostas. A eleita pela comunidade a melhor dizia: “sim, no bar do Chico gambá, eles sempre vão pra lá beber, falar de futebol, mulher e carro”.
Pura piada, nenhuma informação.
Levando em conta as 2 perguntas postadas (as outras quatro estão aqui), temos o seguinte veredicto quanto ao Yahoo Respostas:
– Todas foram respondidas, embora nenhuma tenha tido grande participação: máximo de 6 respostas e mínimo de 1.
– As respostas vieram relativamente rápido. Algumas, em menos de 10 minutos. Outras demoraram algumas horas.
– 1 resposta era meramente opinativa, carregada de preconceitos.
– 2 respostas eram espirituosas, divertidas e criativas.
– 2 respostas traziam informações concretas. E uma foi além, mostrando o envolvimento de um usuário, que pesquisou e trouxe ainda mais dados do que a resposta dada pelo Oráculo.
Evidentemente, isso não é um estudo acadêmico. Há gente pesquisando o Yahoo Respostas e esses dados estão na reportagem Pq Vcs Gostam Tanto do Yahoo Respostas?, na SUPER de maio. Isso aqui é um exercício somente. Mas ajuda a mostrar que tipos de perguntas funcionam mais no site e quais são uma total perda de tempo.
Assusntos específicos demais, técnicos demais podem ser mais difíceis de ter respostas satisfatórias. Mas há outros em que gente especializada na área está disponível para responder. E aí você pode sair satisfeito. E ainda tem aquelas em que o usuário quer apenas a opinião da comunidade.Tipo “que perfume usar para se dar bem na balada?”.
Há bastante humor, sim, nas perguntas e nas respostas. Mas isso não explica, nem de longe, o sucesso do site, que nasceu quando a gente estava começando a navegar nas comunidades do Orkut.