2/3 da população está na informalidade
O mundo abriga um pouco mais do que 6,6 bilhões de pessoas, de acordo com a Wikipédia. E – acredite – dois terços, ou 4 bilhões, estão com algum pé na informalidade. Os dados são da Comission on Legal Empowerment of the Poor, um organismo ligado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O relatório mostra que metade da população urbana vive em moradias consideradas precárias ou têm como subsistência trabalho informais, sem nenhum tipo de registro legal que garanta os direitos do trabalhador ou pagamento de impostos. Para se ter uma idéia, nas Filipinas, 65% das moradias e negócios são informais. Na Tanzânia, embora seja referência para a África para os direitos humanos, a situação atinge 90%.
Em alguns países menos desenvolvidos, sete em cada dez crianças não possuem certidão de nascimento ou algum documento. A comissão acredita que a grande quantidade de pessoas nessa situação tem dois motivos: a dificuldade para compreender os processos legais e a indiferença do Estado (que é refletida, por exemplo, na falta de infra-estrutura para atender a toda a população). Na Índia, existem 11 juízes para cada 1 milhão de habitantes.