A cidade do amanhã
Imagine um lugar onde as distâncias entre sua casa, o shopping e seu trabalho fossem tão pequenas que carros não seriam necessários. Não, não é cenário de novela das 8h. Trata-se da Babcock Ranch: um projeto de cidade sustentável, na Flórida, que além de banir os carros das ruas, ainda é abastecida, apenas, com energia solar.
São 18 mil casas, além de lojas, áreas comerciais, empresas e escolas, que funcionarão a base de energia solar, proveniente de uma usina que será construída no local – gerando 75 megawatts por dia – e, também, das placas fotovoltaicas espalhadas por toda a cidade.
Além disso, a Babcock Ranch terá uma rede inteligente que informará a todos os habitantes e empresas da cidade sobre os níveis de consumo energético de cada um, a fim de evitar desperdícios e, assim, garantir que nunca falte energia para ninguém.
Como se não bastasse, a iniciativa ainda promete mais cidadania entre os moradores do lugar. Como? Já que todos andarão a pé pelas ruas da cidade, uns conhecerão os outros, haverá muito mais amizade e, com isso, mais respeito pelo espaço alheio e público.
O projeto é de uma empresa norte-americana do ramo imobiliário, a Kitson & Partners, em parceria com a Power & Light, da Flórida, e para quem achou que tudo isso não passa de uma grande utopia, os idealizadores avisam: a cidade começará a ser construída a partir de 2010. Será?