A Olimpíada (verde!) de Vancouver
A 21ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontece em Vancouver até o próximo domingo, 28 de fevereiro, está fazendo história e não é só por conta do show que os melhores atletas do mundo estão dando durante o campeonato.
A Olimpíada está surpreendendo por conta da sua preocupação com o planeta. Pela primeira vez na história dos Jogos de Inverno promovidos pelo COI – Comitê Olímpico Internacional, as medalhas entregues aos atletas que sobem ao pódio são feitas, em parte, de material reciclado.
A iniciativa é da empresa canadense Teck Resources, que, além dos materiais convencionais, utilizou metal reaproveitado de lixo eletrônico – como placas de circuito, teclados e cabos de computadores usados – para confeccionar as medalhas.
Por enquanto, a porcentagem de metais reciclados utilizada no processo é pequena. Cerca de 1,5% nas medalhas de ouro, 1,1% nas de bronze e, apenas, 0,1% nas de prata. Mas, levando em conta que serão entregues mais de mil medalhas até o final dos Jogos, a iniciativa faz diferença, não?
Além disso, a Vila Olímpica construída para sediar o evento foi premiada com a certificação Leed para construções sustentáveis. Entre outros motivos, porque a Vila foi construída em cima de uma área industrial abandonada, os prédios possuem telhados verdes e painéis solares e, após os Jogos, o local servirá de habitação para várias famílias carentes do Canadá.
É ou não é um exemplo de Olimpíada verde?
Leia também:
Copa Verde: um gol pela sustentabilidade
Gramados mais verdes
Mineirão sofrerá reforma verde
Estádios da Copa se transformarão em arenas culturais
Foto via Vancouver Olympic Games 2010
*Teck Resources
Siga o Planeta Sustentável:
– @psustentavel
– Facebook
– Orkut