Adeus, pautas pretas!
Algumas professoras do primário sempre pedem para que se compre folhas pautadas para que a criança aprenda a escrever corretamente. Mal sabem elas que, só com esse pedido, milhares de toxinas são liberadas no ambiente para, principalmente, clarear o fundo e provocar o contraste adequado aos olhos.
O que fazer, então? A empresa sueca Whitelines tem a solução. Eles criaram o primeiro papel neutro de emissões de carbono graças a uma simples idéia: em vez de pretas, a linhas são brancas! E, em vez de fundo branco, um leve cinza para contrastar.
Teoricamente, parece péssimo para escrever ou até mesmo desenhar. Mas olhe a imagem acima. O resultado é muito melhor, além de não poluir o meio ambiente. A empresa tem uma auditoria para calcular todas as emissões de poluentes que a produto causa e os neutraliza.
Este é um ótimo produto para ilustrar o conceito de eco-icônico, que nós já comentamos aqui e aqui. A Whitelines ganhou o prêmio de inovador do ano pela ALMI Stockholm e foi nomeada nas categorias “novo produto inovador” e “vendedor potencial” no prêmio European Office Products, de Frankfurt.