Arcombustível
Biocombustível para lá, comida para cá e muitas discussões sobre o assunto. Agora, para que questionar a produção de alimentos e de etanol se podemos ter um carro movido a ar-comprimido? Sim, ar-comprimido! A empresa Tata Motors, maior empresa automobilística da Índia, anunciou que chegará ao mercado os carros movidos a esse tipo de combustível.
Não pense, porém, que ele se auto carrega enquanto você anda, comprimindo o ar. Não é bem assim. Esses automóveis funcionam como os a gás, com tanques que precisam ser enchidos regularmente. A única diferença é que comprimir o que respiramos é muito mais sustentável!
Quem criou a tecnologia foi a MDI International, que é a responsável pelo projeto do MiniCat e do CityCat, como se chamam as duas versões do pequeno veículo feito de fibra de vidro. O carro é muito leve (só com o chicote elétrico, eles conseguiram economizar 22 quilos) e chega até 110 km/h, com autonomia de 200 quilômetros.
Para abastecer, fácil! É só parar em alguma estação com compressores industriais e encher o tanque rapidamente. Mas, se quiser abastecer em casa, também é possível: o veículo já vem com um pequeno compressor embutido para encher o tanque, o problema é que o reabastecimento demora quatro horas. A empresa do país de Gandhi pretende produzir 6 mil unidades para venda agora em 2008.
Para que biocombustíveis?