Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Arcombustível

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h25 - Publicado em 10 set 2007, 19h03

Biocombustível para lá, comida para cá e muitas discussões sobre o assunto. Agora, para que questionar a produção de alimentos e de etanol se podemos ter um carro movido a ar-comprimido? Sim, ar-comprimido! A empresa Tata Motors, maior empresa automobilística da Índia, anunciou que chegará ao mercado os carros movidos a esse tipo de combustível.

Não pense, porém, que ele se auto carrega enquanto você anda, comprimindo o ar. Não é bem assim. Esses automóveis funcionam como os a gás, com tanques que precisam ser enchidos regularmente. A única diferença é que comprimir o que respiramos é muito mais sustentável!

Quem criou a tecnologia foi a MDI International, que é a responsável pelo projeto do MiniCat e do CityCat, como se chamam as duas versões do pequeno veículo feito de fibra de vidro. O carro é muito leve (só com o chicote elétrico, eles conseguiram economizar 22 quilos) e chega até 110 km/h, com autonomia de 200 quilômetros.

Para abastecer, fácil! É só parar em alguma estação com compressores industriais e encher o tanque rapidamente. Mas, se quiser abastecer em casa, também é possível: o veículo já vem com um pequeno compressor embutido para encher o tanque, o problema é que o reabastecimento demora quatro horas. A empresa do país de Gandhi pretende produzir 6 mil unidades para venda agora em 2008.

Para que biocombustíveis?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.