Arquitetos propõe ocupar Mail Rail de Londres com fazenda de cogumelos
A experiência de Nova York com o High Line Park, um parque sobre ferrovia abandonada da cidade, é exemplo de urbanismo sustentável para o resto do mundo. A área verde elevada reintegrou parte da ilha de Manhattan que estava em desuso e ofereceu mais uma opção de lazer à população. Inspirada por esta boa solução, instituições de Londres promoveram a competição de arquitetura e design Um High Line para Londres, para que os ingleses bolassem uma nova forma de ocupação de seus espaços públicos.
O projeto vencedor foi o Pop Down, que você vê acima, elaborado por arquitetos do escritório Fletcher Priest*. Sua proposta é reocupar o Mail Rail, rede de túneis subterrâneos que, por mais de 75 anos, foi usada pelo serviço de correios da cidade e que, desde 2003, está fechada. E a sugestão para reocupação deste espaço é abrigar uma fazenda de cogumelos e fungos.
Você deve estar pensando: como uma plantação de cogumelos dentro de um túnel atrai pessoas? O Pop Down pretende ocupar parte do Mail Rail que está sob a Oxford Street, rua de comércio supermovimentada na cidade, e por isso seria usada como alternativa de passagem pelas pessoas que quisessem fugir da multidão – ainda mais com o tempo chuvoso de Londres. O túnel seria iluminado por luz natural, por meio de esculturas de vidro no nível da rua com o formato de cogumelos. Além disso, a produção da fazenda do Pop Down abasteceria cafés e restaurantes do entorno.
Infelizmente a competição – que foi promovida pelo The Landscape Institute*, a prefeitura da cidade e o Garden Museum* e recebeu mais de 170 projetos – não deu garantias de que o projeto dos vencedores se tornaria realidade. Seria também uma boa ideia para revitalizar alguma região da sua cidade?
*Fletcher Priest Architects
*The Landscape Institute
*Garden Museum
Leia também:
NY mais saudável
Jardim suspenso
Projetos urbanos melhoram a vida nas cidades grandes
O coração verde de Londres
Siga o Planeta Sustentável: