Até as pirâmides viraram sustentáveis
Com a moda de ser verde, idéias para tornar as construções sustentáveis não param de pipocar por aí. Há ainda estudiosos e arquitetos que crêem que os alimentos devem ser plantados em grandes prédios ou que devemos construir casas em pleno alto mar. E a moda é tão forte que até resolveram converter uma das referências do mundo antigo em uma moradia totalmente eco-eficiente: as pirâmides.
As construções ficaram famosas graças à população egípcia e maia. Agora, Dubai, nos Emirados Árabes, com sua mania de construções gigantescas – e verdes –, pode abrigar uma pirâmide energicamente eficiente.
O vapor, vento e outras fontes naturais serão capazes de abastecer a pirâmide com 2,3 km² e um milhão de habitantes. Além disso, o sistema de transporte dentro da gigantesca obra será feito tanto na horizontal, quanto na vertical (isso lembra alguns filmes de ficção científica), deixando o carro completamente inútil em um ambiente desse.
Por mais “verde” que a construção possa parecer, a empresa dona do projeto, a Timelinks, ainda não informou como será feito o sistema de lixo ou como as pessoas, que morarão no meio do deserto, conseguirão se alimentar de forma sustentável (embora alguns espaços do prédio serão destinados à agricultura). O projeto (sim, ainda é só um projeto) será apresentado no evento CityScape Dubai, que acontecerá no começo de outubro.
Agora, é só esperar para ver…