Bitucas de cigarro são arte!
Nós já mostramos, por meio de imagens, que cerca de 200 mil pessoas morrem a cada seis meses, nos EUA, por causa do tabagismo. Agora, imagine quantos cigarros são consumidos mundialmente, sendo que existe cerca de 1,2 bilhão de fumantes no mundo. Imaginou? Então, pense em quantas bitucas são jogadas no chão por causa deste vício.
As bitucas não são materiais facilmente recicláveis por causa dos químicos que são usados para produzi-las. Qual seria a solução? O artista norte-americano Tom Deininger achou um belíssimo método: resolveu usar as bitucas encontradas na rua como matéria-prima para algumas esculturas, como um coelho e uma concha.
Embora nas imagens as obras pareçam bonitas e interessantes, há dúvidas se realmente alguém irá comprá-las. Afinal, quem vai querer ter um objeto que cheira a cinzas dentro de casa? De qualquer forma, vale a pena prestar atenção em como um material que é descartado inadvertidamente pelas ruas pode ser usado para outros fins, como obras de arte.
Um outro artista já foi um pouco mais além e usou os filtros do cigarro para fabricar roupas! O chileno Geurrero Mantis destinou para as fibras de suas invenções 10% de um material produzido com as bitucas. O restante é composto por fibras naturais.
Acho que é hora de parar de fumar…