Casas feitas com garrafas PET
Se você ainda pensa que depois de consumir um refrigerante, o destino da garrafa PET só pode ser o lixão ou, no máximo, uma nova garrafa PET, certamente vai mudar de opinião ao conhecer as inúmeras funções que ela pode desempenhar no ramo da construção civil e do design de interiores.
O pessoal da miniWIZ – uma empresa especializada em soluções para geração de energia limpa e redução das emissões de carbono – é um ótimo exemplo. Recentemente, eles criaram o POLLI-Brick, um polímero que faz as vezes de blocos de tijolos, mas é construído com garrafas PET e pode tomar as mais diversas formas.
Dá para construir desde vasos de plantas até paredes, telhados ou mesmo (veja foto acima) construções inteiras! Além de dar um ar descolado ao ambiente, o material facilita a entrada de luz natural, o que ajuda a reduzir a conta de energia no final do mês e poupa a produção do país. Para quem está preocupado com a privacidade entre quatro paredes, o blog Inhabitat diz que o isolamento acústico e térmico é garantido.
O produto ainda não está disponível no mercado, mas será apresentado na Exposição Internacional de Jardinagem e Horticultura de Taipé (localizada ao norte da ilha de Taiwan), em 2010.
Veja outras ótimas invenções da miniWIZ no Inhabitat (aqui e aqui).
Conheça também a história de uma das blogueiras do site Planeta Sustentável que teve uma ideia parecida, mas com garrafas de vidro.