PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Com financiamento coletivo, Ônibus Hacker é realidade

Por Marina Franco
Atualizado em 21 dez 2016, 10h30 - Publicado em 27 jul 2011, 11h15

onibushacker-post-super1

Em breve começará a surgir uma série de iniciativas pela transparência política em diversas cidades do país. É que a Transparência Hacker*, comunidade de hackers que facilita a divulgação de dados do governo, conseguiu o dinheiro que precisava para comprar um ônibus. Como comentamos aqui no blog, o grupo anunciou seu projeto em um site de financiamento coletivo. E conseguiu arrecadar R$ 58 mil!

“A comunidade trabalha com novas tecnologias para fazer política de um jeito diferente, principalmente com a transparência pública. O ônibus vai expandir as ações que a comunidade pode fazer. Vamos viajar pelo Brasil para fazer eventos sobre esse tema da transformação política pela tecnologia”, afirma Daniela Silva que é integrante da Transparência Hacker. Quando chegar a uma nova cidade, o ônibus tem a missão de atrair hackers para trabalharem as necessidades locais.

“A ideia também é articular grupos e pessoas fora da Transparência. Queremos levar a rede Fora do Eixo* para fazer um som, grupos de poetas para apresentações de poesias de rua, o Teatro Para Alguém*, para realizar peças nessas cidades, entre outros. O ônibus será uma plataforma de articulação de comunidades que hoje se articulam pela rede”, comenta Pedro Markun, também membro da Transparência Hacker.

Continua após a publicidade

O grupo pesquisa algumas opções de ônibus usados para comprar. As primeiras atividades serão oficinas de customização e adaptação do veículo, o que também será feito coletivamente. “Muitas questões precisam ser pensadas, como mobilidade, conectividade e sustentabilidade. Tem gente discutindo formas alternativas de energia para o ônibus. Também há uma proposta de equipá-lo com um detector que mapeia os buracos das estradas”, diz Markun.

A expectativa é que no começo de dezembro o ônibus vá para as estradas. Ainda não há um calendário certo, mas Santarém, no Pará, é uma opção. “Um coletivo de Santarém doou mil reais em dinheiro e mais 500 muiraquitãs, que é a moeda social que circula lá”, conta Daniela. Outras escolhas podem ser São Carlos/SP, Campinas/SP e Januária/MG. Na cidade mineira, há um grupo parceiro, o Amigos de Januária, que desenvolve o Projeto de Jornalismo Cidadão para treinar repórteres a acessar dados públicos sobre o município. O projeto também está em busca de arrecadação coletiva para ser viabilizado. Fique atento ao site da Transparência Hacker! Quando ficar pronta, a página oficial do Ônibus Hacker – com a agenda de visitas – será divulgada por lá!

*Transparência Hacker
*Fora do Eixo
*Teatro Para Alguém

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.