Comemorando a Declaração
Hoje, 10 de dezembro de 2007, é comemorado o aniversário de 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esse estatuto – sobre os quais se determinaram os direitos básicos de cada cidadão – foi adotad o pela ONU , em 1948, e foi responsável por mudar a relação entre as pessoas que convivem em uma sociedade.
As comemorações brasileiras do aniversário da declaração aconteceram semana passada, com a festa “Direitos Humanos: Iguais na Diferença”, que teve direito a música, exposições de trabalhos de Ongs de todo o Brasil, além de apresentações de manifestações culturais ligadas ao tema dos direitos humanos.
A festa oficial para os brasileiros aconteceu no domingo, em Salvador, na Bahia (no ano passado foi no Rio de Janeiro). Entre as apresentações , estavam MV Bill, Elza Soares, Arnaldo Antunes, Oludum, Zeca Baleiro, Chico César, Geraldo Azevedo e muitos outros.
Embora tenha começado no começo da semana, ainda dá tempo para aproveitar uma programação específica para o tema. Até o dia 16 de dezembro acontece a “2ª Mostra Cinema Direitos Humanos na América do Sul” , que passará em oito capitais brasileiras: Porto Alegre, São Paulo, Recife, Brasília, Belém, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza.
O objetivo do festival de cinema é destacar filmes que tenham o direito à diferença : de gêneros, de cor da pele, sexual, de idade, de crenças, de tradições culturais, de classe social, de idéias políticas, de limitações e de deficiências. Serão cerca de 30 filmes, cada um relacionado a um dos artigos da declaração.
Todos os filmes, inclusive os brasileiros, terão legendas para que os deficientes auditivos possam acompanhá-los. Além disso, serão feitas sessões orientadas a deficientes visuais, nos quais os espectadores não deficientes também serão convidados a vivenciar a experiência do cinema de olhos fechados, com vendas que serão oferecidas no início da sessão.
A mostra trará debates com cineastas, intelectuais e ativistas de diversos países da América do Sul.
Em São Paulo os filmes serão exibidos na Cinemateca Brasileira e no Cinesesc até 16 de dezembro. Quem quiser mais informações e a programação completa pode acessar o site da mostra: www.cinedireitoshumanos.org.br
Depois dessa semana é só esperar mais um ano, porque com certeza em 2008 a festa será ainda maior. Pudera, serão 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.