Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Comemorando a Declaração

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h24 - Publicado em 10 dez 2007, 20h17

Hoje, 10 de dezembro de 2007, é comemorado o aniversário de 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esse estatuto – sobre os quais se determinaram os direitos básicos de cada cidadão – foi adotad o pela ONU , em 1948, e foi responsável por mudar a relação entre as pessoas que convivem em uma sociedade.

As comemorações brasileiras do aniversário da declaração aconteceram semana passada, com a festa “Direitos Humanos: Iguais na Diferença”, que teve direito a música, exposições de trabalhos de Ongs de todo o Brasil, além de apresentações de manifestações culturais ligadas ao tema dos direitos humanos.

A festa oficial para os brasileiros aconteceu no domingo, em Salvador, na Bahia (no ano passado foi no Rio de Janeiro). Entre as apresentações , estavam MV Bill, Elza Soares, Arnaldo Antunes, Oludum, Zeca Baleiro, Chico César, Geraldo Azevedo e muitos outros.

Embora tenha começado no começo da semana, ainda dá tempo para aproveitar uma programação específica para o tema. Até o dia 16 de dezembro acontece a “2ª Mostra Cinema Direitos Humanos na América do Sul” , que passará em oito capitais brasileiras: Porto Alegre, São Paulo, Recife, Brasília, Belém, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Continua após a publicidade

O objetivo do festival de cinema é destacar filmes que tenham o direito à diferença : de gêneros, de cor da pele, sexual, de idade, de crenças, de tradições culturais, de classe social, de idéias políticas, de limitações e de deficiências. Serão cerca de 30 filmes, cada um relacionado a um dos artigos da declaração.

Todos os filmes, inclusive os brasileiros, terão legendas para que os deficientes auditivos possam acompanhá-los. Além disso, serão feitas sessões orientadas a deficientes visuais, nos quais os espectadores não deficientes também serão convidados a vivenciar a experiência do cinema de olhos fechados, com vendas que serão oferecidas no início da sessão.
A mostra trará debates com cineastas, intelectuais e ativistas de diversos países da América do Sul.

Em São Paulo os filmes serão exibidos na Cinemateca Brasileira e no Cinesesc até 16 de dezembro. Quem quiser mais informações e a programação completa pode acessar o site da mostra: www.cinedireitoshumanos.org.br

Depois dessa semana é só esperar mais um ano, porque com certeza em 2008 a festa será ainda maior. Pudera, serão 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.