Agora, não dá mais para discutir. Segundo um estudo publicado na revista científica
Nature Geoscience, o derretimento dos pólos é sim por causa da ação humana. Os pesquisadores afirmam que preencheram uma lacuna que o relatório do IPCC deixava no ar.
Os cientistas mediram a variação das temperaturas dos regiões polares do planeta e compararam com dois modelos de situação climática. O primeiro afirmava a influência humana na mudança e, o segundo, considerava que não havia. O que melhor se encaixou com a realidade foi o modelo com a ação do homem, que incluía a queima de combustíveis fósseis e o detrimento da camada de ozônio.
A parte mais complicada para se descobrir, na verdade, era a influência dos humanos na Antártica, pois as alterações eram difíceis de se interpretar. No Ártico, porém, o recente aumento no derretimento do gelo durante o verão na região era a prova concreta da influência. Foi justamente por causa da dificuldade de interpretação dos dados da Antártica que o IPCC não conseguiu chegar a uma conclusão sobre o assunto.
Esta é a cartada final na dúvida que muitos usavam como desculpa para não agir contra o aquecimento global. É bom que ajam logo, pois se depender de como o Ártico se comporta hoje, em breve algumas cidades estarão debaixo d’água!