PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Confirmado: o homem derrete os pólos

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 4 nov 2008, 19h49

Agora, não dá mais para discutir. Segundo um estudo publicado na revista científica Nature Geoscience, o derretimento dos pólos é sim por causa da ação humana. Os pesquisadores afirmam que preencheram uma lacuna que o relatório do IPCC deixava no ar.
Os cientistas mediram a variação das temperaturas dos regiões polares do planeta e compararam com dois modelos de situação climática. O primeiro afirmava a influência humana na mudança e, o segundo, considerava que não havia. O que melhor se encaixou com a realidade foi o modelo com a ação do homem, que incluía a queima de combustíveis fósseis e o detrimento da camada de ozônio.
A parte mais complicada para se descobrir, na verdade, era a influência dos humanos na Antártica, pois as alterações eram difíceis de se interpretar. No Ártico, porém, o recente aumento no derretimento do gelo durante o verão na região era a prova concreta da influência. Foi justamente por causa da dificuldade de interpretação dos dados da Antártica que o IPCC não conseguiu chegar a uma conclusão sobre o assunto.
Esta é a cartada final na dúvida que muitos usavam como desculpa para não agir contra o aquecimento global. É bom que ajam logo, pois se depender de como o Ártico se comporta hoje, em breve algumas cidades estarão debaixo d’água!
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.