Crianças: policiais do clima?
Uma reportagem publicada no jornal norte-americano The New York Times mostra uma tendência no comportamento das crianças: cada vez mais, elas estão com uma consciência ambiental mais forte do que a dos pais. E elas não deixam barato.
A cada ação das autoridades familiar, os mirins julgam e demandam que algo deve ser melhor pensado visando o bem do planeta. Mas de onde elas tiram tanta informação? Segundo a reportagem, praticamente de todos os lugares. Algumas escolas estão inserindo o tema de forma transversal entre as disciplinas. “Pode ser em uma lição de matemática. Quanto cusata a água que você está usando? Como você sabe? Os professores procuram por brechas em praticamente tudo que eles ensinam”, explica o diretor de uma escola.
Os adultos estão se sentindo cada vez mais cobrados para que seus impactos sejam reduzidos – o que é bom. Há, porém, um limite e fronteiras que podem transformar o que é bonitinho (e esperto, já que crianças conscientes poderão danificar menos o ambiente do que a geração atual) em algo problemático.
O nosso querido TreeHugger publicou um post sobre como a publicidade está aproveitando esta consciência ambiental em algo que pode desestruturar o papel social das famílias. Uma companhia de eletricidade inglesa criou uma campanha recrutando crianças para ser “Policiais do Clima”, cujos deveres seriam reportar os “crimes energéticos” que seus pais e vizinhos faziam.
O autor do post cita seis comentários feitos por um outro blog sobre a ação. Entre eles está o que afirma que “recrutar crianças para julgar os crimes dos pais é difamatório, sem contar que destrói a autoridade dos adultos”. Outro comentário ressalta ainda mais esta condição de autoridade: “se os pais contestarem a essa tentativa de acabar com a sua autoridade?”. Será que isso poderá ser maléfico para a auto-estima da criança?
De qualquer forma, sendo positivo ou negativo o uso disso, as crianças estão mais conscientes – o que já é um ganho para a nossa sociedade.
O Planeta agradece.
imagem retirada do Flickr de fotdmike