Curitibano quer dar volta ao mundo de carona (e sem gastar dinheiro)
Viajar o mundo é um desejo de muitos, mas de carona e sem nenhum dinheiro no bolso não é para qualquer um. O curitibano Leonardo Maceira está no grupo das exceções. Há cerca de quatro meses, ele colocou o pé na estrada, com apenas uma mochila nas costas, decidido a dar a volta ao mundo – de carona e, também, de graça.
O desejo surgiu durante um curso de fotografia – que Leonardo abandonou para começar sua saga de viajante. Os professores propuseram o tema O Lugar de Cada Um para o trabalho de conclusão de curso, “o que me fez pensar que o mundo é muito grande para ficarmos parados e nos contentarmos com um só lugar”, conta Leonardo, que batizou seu projeto de Os Lugares de Cada Um (no plural, pegou?).
Já a ideia de viajar de carona e sem dinheiro no bolso é uma espécie de protesto: Leonardo quer fazer as pessoas refletirem sobre o quanto valorizamos (e pagamos por) coisas que, na verdade, só aceleram nossa morte – e, também, a destruição do planeta.
Ainda na fase inicial de seu projeto, o viajante está, por enquanto, explorando o Brasil. Ele já viajou por mais de 20 cidades e, depois de percorrer toda a costa brasileira, pretende “subir o mapa” rumo à América do Norte. Para onde ele vai em seguida? Europa, quem sabe. Leonardo não planeja muito seu roteiro: de carona em carona, vai viajando o mundo.
Você pode acompanhar essa volta ao globo na página de Os Lugares de Cada Um no Facebook. Lá, Leonardo compartilha todas as suas aventuras com os internautas e, também, faz contatos para conseguir caronas, hospedagens… Afinal, não dá para viajar o mundo de graça sem conhecer muita (!) gente.
Foto: Reprodução/Vimeo
Leia também:
Suíços fazem primeiro avião a energia solar para dar volta ao mundo
Família Schurmann dá volta ao mundo em barco sustentável
Zero Race: volta ao mundo com emissão zero