Dê uma terra para plantar
O Brasil é conhecido por suas vastas terras férteis, onde “se plantando, tudo dá”. Mas aí veio o progresso e essa grande fonte de vida ficou soterrada abaixo do concreto dos prédios e do asfalto das ruas. Terras, nas metrópoles, quase não se vê mais. Se em um país tropical a situação já está crítica, em um de clima temperado, como a Inglaterra. Onde se plantam os alimentos? Há produção local?
Os legumes e vegetais devem ser transportados por centenas de quilômetros para conseguir chegar ao mercado. Foi para evitar este problema que se iniciou a campanha Landshare na capital inglesa. Qual a idéia? Os moradores que tenham uma terra livre em sua propriedade (pode ser jardim, quintal ou até mesmo o telhado) empresta seu espaço para que o produtor que não tenha onde plantar possa cultivar suas hortaliças, mantendo uma produção local de seus alimentos. Desta maneira, em vez do alimento ter que percorrer centenas de quilômetros para chegar ao consumidor, pode-se pegá-lo a duas casas de distância.
A iniciativa ainda está no começo, na fase de formar uma rede com as pessoas que plantam, possam ceder o espaço, sabem de locais possíveis para a empreitada ou quem queira ser o intermediário de toda esta idéia, ajudando na parte administrativa ou ajudar outras. Em breve, eles esperam lançar um mapa com todas as informações dos cadastrados para mostrar onde estão os locais disponíveis e os produtores.
Se você acha que fazer sua plantação local na casa de outro é arriscado, então, por que não ser apenas o jardineiro de um quintal vizinho? Um outro projeto, também localizado nas terras elisabetanas, tenta juntar pessoas que tenham interesse em jardinagem com áreas livres para o cultivo e cuidado das plantas. O Landfit pretende transformar os espaços disponíveis em locais cuidados por aqueles que tenham interesse pelo tema. Tudo, claro, com a conscientização do proprietário.
São duas iniciativas a se refletir. Em terras brasileiras, daqui a pouco, será mais fácil plantar no jardim de um prédio do que consumir vegetais de uma feira livre.
via TreeHugger