Dia Mundial da Água
Quantas vezes você ouviu dizer que, se houvesse uma terceira Guerra Mundial, ela seria pela disputa por água? O cenário atual ainda não chegou a tal ponto, mas a realidade não é nada animadora. O que não faltam no mundo são locais onde as tensões e os jogos de poder se dão por conta do líquido precioso.
Atualmente, 11 países da África e 9 do Oriente Médio já não dispõem de água potável e precisam comprá-la de fora. O PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento estima que, em 15 anos, 3 bilhões de pessoas estarão vivendo em regiões que sofrem com falta d’água.
Saneamento básico, ao contrário do que o nome diz, é artigo de luxo: 45% da população mundial não têm acesso à água tratada. Por isso, 8,5 milhões de crianças morrem todo ano com diarréia e outras doenças causadas pela má qualidade da água. No Brasil, pelo menos 19 milhões de pessoas não têm água limpa para beber e metade dos brasileiros não sabe o que é coleta de esgoto em casa.
Mesmo assim, nos últimos 50 anos, o consumo de água por habitante dobrou e o desperdício atual é de cerca de 1,5 milhões de Km³ de água por ano. Veja no infográfico como temos tratado mal esse escasso recurso em uma cidade comum.
Se não mudarmos logo de atitude, talvez nem seja preciso haver uma guerra para que a existência da humanidade seja seriamente ameaçada. Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, faça alguma coisa para preservar esse bem tão precioso.
Veja na página especial do Planeta Sustentável sobre Água como você pode ajudar.
Siga o Planeta Sustentável:
*Twitter
*Facebook
*Orkut