Eco-palhaço
Em uma pequena entrevista para a Revista da Folha (só para assinantes), o norte-americano Bill Talen dá uma idéia de seu ativismo performático. Chamado de “reverendo” pelos seguidores de sua “igreja”, Talen vai às ruas com uma banda e um coro para pregar o fim do consumo.
O Stop Shopping Gospel Choir (Coro Gospel do Pare de Comprar, em tradução livre) e o reverendo acreditam que as grandes empresas estão desvirtuando a vida da humanidade. Para eles, essas corporações querem que as pessoas vivam as experiências apenas por meio de seus produtos, além de acabarem com os parques, ruas e bibliotecas.
Na entrevista para a Folha, Talen diz que o consumo consciente – como o rock star Bono Vox, vocalista do grupo U2, prega – só traz mais problemas para as pessoas, já que anuncia o alívio da culpa por meio do dinheiro: os ricos, para não se sentirem tão culpados, fazem doações e, assim, consideram-se tão conscientes quanto qualquer outra pessoa.
E não pense que vale ir às ruas para protestar apenas no fim de semana. Para Talen, esse são pecadores – e irão para o inferno do consumo!