Eduardo Srur sobe em trampolim pela água, em exposição na Praça Victor Civita, em SP
Carla Caffé, Zezão, Eduardo Srur, Paulo Von Poser e Danilo Zamboni foram os cinco artistas convidados para criar obras que convidam o público a refletir sobre a importância da água em nossas vidas – principalmente num momento em que a capital do estado mais rico do país encontra-se em meio a uma gravíssima crise de abastecimento.
As criações destes artistas, que têm a curadoria de Marcello Dantas, estão em exibição até o final de novembro na Mostra Rios e Ruas Intervenções, na Praça Victor Civita, no bairro de Pinheiros, São Paulo. Logo na entrada da exposição, chama a atenção do público a instalação de Eduardo Srur.
Segundo o artista, esta é uma obra autobiográfica. O manequim, que está sobre um trampolim azul e veste bermuda de praia, tem o rosto de Srur. “Quando imaginei este trabalho, pensei na janela da minha casa, de onde vejo o rio, mas não posso pular. Aqui também acontece o mesmo. Eu (o manequim) estou de shorts, com uma bóia salva-vidas, pronto para saltar, mas tem um espelho de água raso lá embaixo”, diz. “O lugar existe, mas o salto é mortal”.
Esta é mais uma obra da série Trampolim, que junto com outras intervenções artísticas fazem parte da exposição Às Margens do Rio Pinheiros, espalhada ao longo das marginais do Pinheiros, desde o final de setembro. Com essas instalações, Srur quer desviar o olhar da população paulistana para este que é um dos principais rios da cidade e precisa ser recuperado.
Para a produção do manequim, Srur fez um molde do próprio rosto. A expressão triste e sisuda surpreendeu o próprio artista, mas acabou lhe dando uma ideia. “Quando terminar a exposição, ele vai fazer uma coisa que sempre quis fazer, mas não posso. Ele vai fazer por mim: vai mergulhar no Pinheiros”.
A intenção de Srur é deixar o boneco no rio por um tempo e depois retirá-lo de lá para ver o que acontece após o mergulho no rio (quase) morto. “Vai ser muito legal ver este processo”, acredita.
Agora, veja imagens do making off da reprodução do rosto de Srur:
Leia também:
Ciclistas passeiam com Eduardo Srur pela exposição “Às Margens do Rio Pinheiros”
A arte como salva-vidas
Stela Goldenstein e o trabalho pela recuperação do Rio Pinheiros
Fotos: Fellipe Abreu e Eduardo Baum (Srur e boneco, cara a cara)