Enguia é usada como fonte de energia limpa para iluminar árvore de Natal
Às vésperas do início do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, os japoneses decidiram mostrar ao mundo o quanto ainda desperdiçamos nosso potencial de produção de energia limpa. Como? Utilizando a energia gerada por uma enguia para iluminar uma das árvores de Natal do país.
Localizada no Aquário Enoshima, na cidade de Kanagawa, a árvore fica iluminada 24 horas por dia, graças à energia produzida “involuntariamente” pela enguia. Isso porque, por conta de sua fisiologia, o animal gera cerca de 800 watts a cada movimento que faz dentro de seu tanque.
Normalmente, essa energia é desperdiçada, mas não no Aquário Enoshima: a equipe do local instalou duas placas de alumínio no interior do tanque do animal que captam a eletricidade produzida pelo peixe e a transferem, a partir de cabos, para o meio externo. Por enquanto, o receptor escolhido foi a árvore de Natal do local, mas no futuro a energia produzida pela enguia pode ser utilizada, como fonte complementar, para outras funções – como a própria iluminação do Enoshima.
A atração, que fica no Aquário até 25/12, fez sucesso entre os japoneses e atraiu centenas de novos visitantes ao local. Segundo a equipe do Enoshima, parte do dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos será investido em projetos de conservação das espécies que vivem no Aquário. Curtiu?
Imagem: Elizabeth/Table4Five
Leia também:
Ladrilho produz energia a partir dos passos de pedestres
Catracas do metrô podem produzir energia limpa
Siga o Planeta Sustentável: