PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Faça da persiana o seu abajur

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 14h10 - Publicado em 3 mar 2009, 19h56

Grandes painéis solares que captam os raios luminosos e os convertem em eletricidade – a dinâmica da energia solar já é uma velha conhecida de todos nós! Um belga, no entanto, enxergou o mecanismo de um jeito inédito: através das venezianas! Elas passam o dia todo protegendo o interior das casas e escritórios dos raios solares e, consequentemente, recebendo o calor do sol. Então, por que desperdiçar todo esse potencial energético?

Pois é, depois que paramos para pensar no assunto, parece óbvio, mas Vicent Gerkens foi o primeiro a idealizar uma veneziana que converte raios solares em energia elétrica. A invenção recebeu o nome de Blight – uma mistura das palavras blind (veneziana) e light (luz) – e funciona exatamente igual aos painéis solares normais, só que em versão mini. 

As venezianas são forradas com células solares e uma chapa eletronuminescente, o que faz com que, na prática, toda a energia solar armazenada pelas células durante o dia seja transferida para a chapa de noite e convertida em eletricidade para iluminar os ambientes.

Segundo o belga, o Blight pode gerar energia elétrica suficiente para o funcionamento de um computador. A invenção promete, mas ainda é preciso que sejam feitos alguns ajustes. Gerkens ainda não veio a público, por exemplo, para explicar como fazemos para “apagar a luz” na hora de dormir!

Continua após a publicidade

Via Inhabitat

Leia também:
Árvores em vez de postes de luz 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.