Faça da persiana o seu abajur
Grandes painéis solares que captam os raios luminosos e os convertem em eletricidade – a dinâmica da energia solar já é uma velha conhecida de todos nós! Um belga, no entanto, enxergou o mecanismo de um jeito inédito: através das venezianas! Elas passam o dia todo protegendo o interior das casas e escritórios dos raios solares e, consequentemente, recebendo o calor do sol. Então, por que desperdiçar todo esse potencial energético?
Pois é, depois que paramos para pensar no assunto, parece óbvio, mas Vicent Gerkens foi o primeiro a idealizar uma veneziana que converte raios solares em energia elétrica. A invenção recebeu o nome de Blight – uma mistura das palavras blind (veneziana) e light (luz) – e funciona exatamente igual aos painéis solares normais, só que em versão mini.
As venezianas são forradas com células solares e uma chapa eletronuminescente, o que faz com que, na prática, toda a energia solar armazenada pelas células durante o dia seja transferida para a chapa de noite e convertida em eletricidade para iluminar os ambientes.
Segundo o belga, o Blight pode gerar energia elétrica suficiente para o funcionamento de um computador. A invenção promete, mas ainda é preciso que sejam feitos alguns ajustes. Gerkens ainda não veio a público, por exemplo, para explicar como fazemos para “apagar a luz” na hora de dormir!
Via Inhabitat
Leia também:
Árvores em vez de postes de luz