Feias, mas saborosas: mercado francês dá desconto na compra de frutas e verduras imperfeitas
Levante a mão se você nunca deixou de levar para casa uma cenoura ou pera porque elas não estavam perfeitas. Aparência é tudo na hora da compra na feira e no supermecado. Infelizmente, com esta prática, milhões de toneladas de frutas e vegetais são descartados no mundo todo simplesmente porque apresentam algum defeito. O sabor é o mesmo e a carga nutricional também, mas aquela pequena imperfeição na forma pode fazer com que a verdura vá parar no lixo.
Para dar fim a este enorme desperdício de alimentos, a rede de supermercados Intermarché, na França, lançou a divertida campanha “Les Fruits & Légumes Moches” (As Frutas e os Legumes Feios”) para promover a venda com 30% de desconto destes produtos defeituosos.
As peças publicitárias chamam a atenção pela criatividade ao lembrar o consumidor que a aparência do alimento não fará a mínima diferença no momento de se preparar o suco, a sopa ou o purê de batatas (veja algumas destas peças ao final do texto).
Lançada em 2014, a campanha teve um sucesso arrasador. O estoque das frutas e verduras moches acabaram nos primeiros dias da promoção. O tráfego nas lojas cresceu 24%.
De acordo com a rede Intermarché, a iniciativa traz ganhos para todos: consumidores compram produtos com a mesma qualidade por um custo menor, agricultores são pagos por frutas e verduras que antes eram descartadas e a empresa aumenta suas vendas.
Segundo a European Comission, só naquele continente 100 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente. Se nada for feito para reduzir estas perdas, a estimativa é que em 2020 este número passe para 126 milhões de toneladas.
A receptividade à campanha do Intermarché foi tão grande que o supermercado lançou ainda uma linha de sopas e sucos feitos com os legumes e frutas imperfeitos. Imperfeitos, mas deliciosos e melhor ainda, mais baratos.
Leia também:
Fim ao desperdício de alimentos: conheça a história do Pay as You Feel Cafe
Metade da comida do mundo vai parar no lixo, diz relatório
Google ajuda a diminuir desperdício de alimentos
Imagens: divulgação