Feliz Natal e um 2008 (mais) sustentável!
2008 vai ser o ano do Rato no Horóscopo Chinês. Dizem que nesses anos acontecem menos guerras e catástrofes do que em outros anos, como o do Tigre e o do Dragão. Bons presságios, então…
2008 também será o Ano Internacional do Planeta Terra, decretado pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e pela União Internacional das Ciências Geológicas, em 2006, e que conta com o apoio de 193 países, entre eles o Brasil. Mas a idéia de instituí-lo surgiu dois anos antes, dando continuidade às discussões iniciadas no 31º Congresso Internacional de Geologia, realizado no Rio de Janeiro, em 2002.
Mas por que 2008? Há 50 anos, ocorria o Ano Geofísico Internacional, quando os cientistas começaram alguns estudos para entender melhor o planeta Terra. Para celebrar meio século de pesquisa, eles se organizaram novamente e retomaram os trabalhos de maneira mais aprofundada. A partir daí, concluíram que o ano seguinte deveria ser o Ano Internacional do Planeta Terra.
O objetivo da comemoração é demonstrar o potencial das ciências na construção de uma sociedade mais sustentável. Para isso, um grupo de 23 cientistas de todo o mundo escolheu os dez tópicos que devem ser trabalhados até 2009 (isso já começou este ano), mas, principalmente, em 2008.
São eles: águas subterrâneas, desastres naturais, terra e saúde, clima, recursos naturais e energia, megacidades, núcleo e crosta terrestre, oceanos, solos, e terra e vida.
Ainda temos muito que aprender sobre o planeta, sobre seu passado, presente e futuro. Temos que conhecer melhor o mundo que nos cerca para poder viver de maneira mais sustentável. Nesse aspecto, os geocientistas já estão fazendo sua parte para garantir um futuro melhor. E você, em 2008, o que vai fazer pelo planeta? Que mudança fará para se tornar (mais) sustentável?