PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Floresta comestível no meio da cidade oferece alimentos gratuitos para população

Por Débora Spitzcovsky
Atualizado em 21 dez 2016, 10h24 - Publicado em 9 abr 2012, 10h00

colheita-600px

Já pensou em morar na cidade e ter o privilégio de colher, a três quarteirões de casa, alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, de graça? Pois o sonho de uma floresta urbana comestível está prestes a se tornar realidade no bairro de Beacon Hill, em Seattle, nos EUA.

A paisagista e arquiteta Margarett Harrison apresentou ao governo local o projeto Beacon Food Forest*, do qual é líder, e recebeu carta branca para ocupar uma área de cerca de 20 mil m² – que, atualmente, é um vasto gramado, com bastante incidência solar – e construir uma floresta urbana comestível para a população, onde os alimentos podem ser colhidos gratuitamente por qualquer um – na época adequada, claro.

O local já começou a ser “preenchido” por Harrison e sua equipe com árvores de diferentes tipos – entre elas, de noz, castanha, maçã, pêra, goiaba e caqui –, além de ervas e arbustos de mirtilo e framboesa. O projeto ainda segue o conceito do design em permacultura, que consiste em analisar o tipo de solo do local, as plantas que podem ser cultivadas lado a lado e os tipos de insetos e outros animais que elas atrairiam para a cidade, entre outras questões, na hora de escolher o que será plantado na floresta urbana comestível.

A primeira colheita na Beacon Food Forest já está marcada para 2013 e, se tudo correr bem, o projeto será ampliado para uma área de 70 mil m². Não é à toa que a equipe do projeto está empenhada, desde já, para que tudo dê certo: cerca de seis mil folhetos explicativos sobre o funcionamento da floresta comestível já foram entregues, em cinco idiomas diferentes, para a população.

Continua após a publicidade

A principal recomendação dos panfletos é de que, apesar dos alimentos serem gratuitos, as pessoas colham apenas o que realmente precisam, para que todos os moradores possam usufruir da floresta urbana comestível. Será que vai dar certo?

Imagem: xomiele/Creative Commons

Leia também:
Hortas em parques públicos para sem-tetos

*Beacon Food Forest

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.