Fotos mostram sofrimento de nativos de ilha que desaparece com aumento do nível do mar
Se é mesmo verdade que uma imagem vale mais do que mil palavras, o ensaio fotográfico On the Shore of a Vanishing Island, do fotógrafo coreano Daesung Lee, promete ser mais eficaz do que qualquer discurso ambientalista para convencer os países a tomar atitudes concretas e agressivas contra o aquecimento global – ainda mais às vésperas da COP19 de Mudanças Climáticas.
Engajado desde 2008 em usar sua arte para retratar problemas causados pela globalização, Lee foi à ilha de Ghoramara, na Índia, clicar o sofrimento de quem vive no lugar, que está ameaçado pelo aumento do nível do mar.
Segundo Lee, desde 1980, o aumento da temperatura do planeta está, literalmente, despedaçando Ghoramara. Isso porque o crescimento do nível do mar causa erosão na costa da ilha, que já perdeu 50% do seu território.
Quem mais sofre com o fenômeno, claro, são as pessoas que vivem por lá. Além de perder o chão que pisam, eles estão ficando sem meios de subsistência. A agricultura e a pesca são as principais fontes de renda de Ghoramara e, ambas as atividades, também estão sendo impactadas pelo aquecimento global.
O governo da Índia até estuda evacuar o local nos próximos 25 anos e levar todos os moradores para uma região vizinha, a ilha de Sagar. No entanto, a medida não prevê nenhuma ajuda de custo aos nativos, o que – cá entre nós – não resolve o problema deles.
Com o ensaio fotográfico, Lee pretende conscientizar os tomadores de decisão de que é preciso passar por cima das questões políticas e econômicas que travam as decisões ambientais e agir urgentemente contra as mudanças climáticas, que estão causando situações como a de Ghoramara.
“Eu espero desesperadamente que as pessoas percebam que o estilo de vida que estão levando já destrói a vida de muitas pessoas em outras partes do mundo”, disse o fotógrafo à equipe do prêmio Sony World Photography. Em 2013, Lee levou o terceiro lugar na categoria Problemas Contemporâneos da iniciativa, graças ao ensaio feito em Ghoramara. Confira, abaixo, algumas fotos do trabalho e tente não se emocionar!
Fotos: ©Daesung Lee/Cortesia da Sipa Press e Sony World Photography Awards
Leia também:
Homem nascido na ilha de Kiribati pede asilo climático
Aumento do nível do mar ameaça 1400 cidades nos EUA
23 lugares para conhecer antes de eles morrerem
Países em extinção