Grafite absorve poluição do ar
A arte de rua pode ajudar a melhorar a qualidade do ar nas cidades. Pelo menos, é o que promete o artista italiano Andreco*. Ele é autor do projeto Philosofical Tree, que consiste na grafitagem de árvores de 18 metros de altura nas ruas dos grandes centros urbanos para diminuir a poluição atmosférica.
Como? Andreco grafita as plantas com uma tinta especial que já é famosa no setor da construção civil. Chamada de fotocatalítica, ela reage ao entrar em contato com a radiação solar, sendo capaz de absorver do ar o monóxido de nitrogênio – gás poluente que contribui, entre outros fenômenos, para a chuva ácida (leia também: Prédios que limpam o ar?). Segundo o artista, cada metro quadrado do seu grafite tem, para a natureza, o mesmo efeito de tirar oito carros das ruas. Está bom para você?
De quebra, o projeto do artista de rua italiano traz a presença das árvores de volta para as cidades. Ao grafitar as plantas artificiais nos muros, Andreco pretende chamar a atenção dos cidadãos para o fato de que há cada vez menos verde nos centros urbanos e incentivá-los a defender a presença da natureza nesses locais.
Por enquanto, o artista grafitou duas “philosofical trees”, nas cidades italianas de Bologna e Turin. A iniciativa faz parte do projeto Frontier, que busca destacar a importância da arte urbana para a sociedade. Curtiu?
Foto: Marco Monetti
Leia também:
Receita de grafite verde feito de musgo
Mundano, o homem invisível
Reversal Grafitti: técnica denuncia poluição das cidades
Prédio na China vai absorver a poluição do ar
Carros claros emitem menos gases do efeito estufa
Siga o Planeta Sustentável: