Homens que apanham de mulheres
No próximo domingo, comemora-se o Dia Internacional da Mulher e o Planeta Sustentável aproveita a data para lembrar um problema antigo, mas extremamente atual: a violência doméstica contra as mulheres.
Mas se engana quem pensa que só elas são vítimas de agressões dentro de casa. Os homens também apanham e isso é mais comum do que se imagina! A diferença é que, na nossa cultura machista, os casos acabam sendo mantidos sob sigilo. É o tipo de assunto que, na maioria das vezes, nem o melhor amigo fica sabendo…
Uma pesquisa publicada no ano passado no American Journal of Preventive Medicine, coordenada pelo médico americano Robert J. Reid, ouviu mais de 400 homens aleatoriamente, por telefone, dos quais:
– 5% afirmaram terem sido vítimas da violência doméstica no último ano;
– 10% nos últimos cinco anos e
– 29% em algum momento da vida.
Por violência doméstica, o estudo considera tanto abusos físicos como psicológicos. A maioria dos homens agredidos – pertencentes a diversas faixas etárias e sociais – ainda permanece em seus casamentos por anos.
A Pesquisa de Crimes do Reino Unido 2007/2008, divulgada em janeiro deste ano, comprova o fato de que os homens realmente são agredidos pelas mulheres: 20% já sofreram algum tipo de violência dentro de casa, sendo que 17% foram vítimas da esposa. Desses, 21% passaram pela situação duas vezes e 2% alegam que deixaram a agressão acontecer pela terceira vez.
O assunto tem preocupado associações no mundo todo. Em Portugal, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é uma das que presta apoio a qualquer pessoa que sofra violência doméstica e já constatou que, em 10% dos casos atendidos, a vítima é um homem. No Reino Unido, duas associações cuidam especificamente da assistência aos homens agredidos: a Man Kind e a Men’s Advice Line.