#iamperfect mobiliza milhares de mulheres contra publicidade de lingerie
Bastou a propaganda aparecer nas redes sociais para que três garotas da Inglaterra ficassem indignadas com o mais novo slogan publicitário da Victoria’s Secret, a famosa marca americana de roupas íntimas.
A peça produzida pela empresa mostra um grupo de modelos magérrimas e curvilíneas (num universo paralelo em que celulites e estrias não existem!) posando com lingeries e a frase The Perfect “Body” (O Corpo “Perfeito”, em inglês).
Revoltadas com o apelo ao corpo perfeito, as estudantes universitárias Frances Black, Gabriella Kountourides e Laura Ferris começaram então a campanha #iamperfect pelo Twitter pedindo que a Victoria’s Secret se desculpasse pela publicidade considerada pelas jovens “perigosa e insalubre”.
Em pouquíssimo tempo, a repercussão conseguiu mobilizar – até agora – mais de 30 mil mulheres, que assinaram uma petição online na change.org. A campanha contou com o apoio de celebridades, como a cantora Ladi Gaga.
Pressionada pela polêmica e a petição digital, a marca mudou discretamente o slogan nas redes para “A Body for Every Body” (Um Corpo para Cada Corpo), mas o movimento ainda continua para que a empresa se desculpe publicamente e altere também os cartazes e peças nas lojas.
As garotas pedem também que a Victoria’s Secret se comprometa a não usar esse tipo de marketing no futuro. Elas afirmam que ele é prejudicial à autoestima feminina.
Corpo perfeito? Já passou a época dos estereótipos. Cada um tem o seu e pode ser imensamente feliz com ele. A propaganda não deve ditar a maneira como escolhemos viver.
Leia também:
Campanha #AnunciaPraMim denuncia publicidade ilegal para crianças
Publicidade para os pequenos
As mulheres salvarão o planeta
Fotos: reprodução Twitter