Ilhas verdes
A Ilha de Wight, no sul da Inglaterra, além de ter sido o local preferido de férias da rainha Vitória, quer receber o título de primeira ilha totalmente ecológica da Europa. Para isso, pretende usar o excremento de vacas e a água do mar para gerar energia. As mais de cinco mil vaquinhas do rebanho local seriam responsáveis pela energia usada para mover os ônibus e a energia produzida pelas marés seria exportada para o resto da Inglaterra.
As idéias um tanto ousadas (e ecológicas) não param por aí: o uso de bicicletas e charretes(!) seria estimulado. Os cerca de 2,7 milhões de turistas que a ilha recebe por ano seriam encorajados a usar o transporte público local – que não usariam como combustível álcool, diesel ou gasolina, mas sim restos alimentares.
O litoral da ilha já é bastante protegido e a economia local é dominada pelo turismo (que gera um quarto dos empregos) e pelo esporte de vela. As autoridades locais acreditam que o “carimbo” verde que a ilha pode receber vai ajudar a aquecer a economia.
No continente Asiático, até 2010, o governo chinês deve lançar também a sua cidade ecológica. Na vila de Dongtan, na ilha de Chongming, as ruas serão das bicicletas, lambretas movidas a bateria e carros à base de hidrogênio. As construções serão “ecoeficientes” (precisarão de menos sistemas de aquecimento ou refrigeração), 80% dos resíduos sólidos e a água serão reaproveitados e somente fontes alternativas e renováveis de energia, sobretudo da biomassa de casca de arroz e dos ventos, serão aceitas na vila. É uma tentativa do governo chinês de mudar a imagem negativa sobre a situação ambiental do país. Veja mais informações sobre Dongtan na reportagem Uma ilha verde na China.
Enquanto o ano 2010 não chega, a gente pode ter uma idéia de como será a vila ecológica na China no vídeo abaixo, do Youtube. Tomara que comecem a pipocar mais ilhas verdes mundo afora!
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wvaCOExhHhE&rel=1%5D