Impressões mais verdes e econômicas
Você já deve ter reparado que nas reportagens publicadas no Planeta Sustentável há um botão, ao final do texto, com a opção para guardar o conteúdo em vez de imprimi-lo.
Dessa maneira, economiza-se papel – e árvores – e não se precisa respirar substâncias tóxicas eliminadas pelos cartuchos de tinta – que fazem tão mal quanto um cigarro.
Mas e quando não há jeito? Quando se precisa mesmo ter uma versão impressa daquele conteúdo? Principalmente em páginas da internet, é muito comum se encontrar o conteúdo ao lado de material indesejado, como propaganda e links desnecessários para a versão em papel – claro! -, que só desperdiçam folhas. Para resolver esse problema, há um programinha para ser baixado chamado GreenPrint (só para Windows).
Com o aplicativo, se pode escolher e excluir as páginas indesejadas, criar arquivos em PDF rapidamente e medir quantas folhas foram economizadas e quanto dinheiro deixou de ser gasto graças às páginas não impressas. Um belo jeito de medir o seu (não) impacto ao meio ambiente. Os criadores do programa fizeram essa versão gratuita (há mais duas versões pagas) com o intuito de salvar mais de 100 milhões de árvores e reduzir em cerca de 300 milhões de toneladas a emissão de gás carbônico.
Mesmo sendo um pouco pesado (22 mb!), a intenção já vale a pena, embora a versão gratuita também mostre algumas propagandas indesejadas…