Intervenção adesiva
As intervenções urbanas têm tentado de todos os jeitos chamar a sua atenção para a situação climática. Se coloca coletes salva-vidas em monumentos históricos, braços no meio de rios com placas sobre o aquecimento global, ursos-polares no meio da rua para denunciarem sua situação e até musgo em paredes com poesias.
As ruas de São Paulo, agora, são invadidas por adesivos com algumas demonstrações de que o aquecimento está aí. A organização 50graus talvez seja a mais conhecida. Diversos adesivos são colocados em placas de rua ou postes para alertar que as mudanças climáticas estão derretendo as geleiras e que os níveis das águas subirão, inundando diversas cidades.
A imagem acima é um exemplo. No meio de uma rua no bairro da Vila Mariana, pode-se encontrar duas placas com o mesmo desenho, sinalizando (será por isso que eles decidiram colocar em uma placa?) um futuro possível.
A 50graus não é a única campanha que aderiu aos adesivos para passar alguma mensagem. Pelo visto, isto é uma onda que cada vez mais se torna popular. Segundo uma reportagem do portal G1, a prática já acontece desde a década de 1980 na Europa, mas só a partir de 2000 que chegou ao Brasil com força.
Há, também, outros adesivos por aí, que mostram até uma Mula-sem-cabeça para indicar travessia de animais. Os autores, porém, não foram identificados, e muito menos o significado das intervenções. Você faz alguma idéia?