PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Intervenção adesiva

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 10h41 - Publicado em 11 dez 2008, 19h40

As intervenções urbanas têm tentado de todos os jeitos chamar a sua atenção para a situação climática. Se coloca coletes salva-vidas em monumentos históricos, braços no meio de rios com placas sobre o aquecimento global, ursos-polares no meio da rua para denunciarem sua situação e até musgo em paredes com poesias.

As ruas de São Paulo, agora, são invadidas por adesivos com algumas demonstrações de que o aquecimento está aí. A organização 50graus talvez seja a mais conhecida. Diversos adesivos são colocados em placas de rua ou postes para alertar que as mudanças climáticas estão derretendo as geleiras e que os níveis das águas subirão, inundando diversas cidades.

A imagem acima é um exemplo. No meio de uma rua no bairro da Vila Mariana, pode-se encontrar duas placas com o mesmo desenho, sinalizando (será por isso que eles decidiram colocar em uma placa?) um futuro possível.

A 50graus não é a única campanha que aderiu aos adesivos para passar alguma mensagem. Pelo visto, isto é uma onda que cada vez mais se torna popular. Segundo uma reportagem do portal G1, a prática já acontece desde a década de 1980 na Europa, mas só a partir de 2000 que chegou ao Brasil com força.

Há, também, outros adesivos por aí, que mostram até uma Mula-sem-cabeça para indicar travessia de animais. Os autores, porém, não foram identificados, e muito menos o significado das intervenções. Você faz alguma idéia?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.