Levante-se e faça a sua parte
Na quarta-feira, dia 15, participamos do Blog Action Day com um post suscitando a questão sobre o que é a pobreza. A discussão teórica é bem válida, mas o que se pode fazer na prática para conseguir ajudar?
Como já falado no post, a erradicação da pobreza faz parte das oito diretrizes estabelecidas na Declaração do Milênio e assinadas, em 2000, por 189 países, que se comprometeram a cumpri-las até 2015. De acordo com a ONU, seriam necessários cerca de US$ 150 bilhões por ano para se reduzir a pobreza. Parece bastante, não? Não se comparado aos US$ 700 bilhões que o governo norte-americano destinou apenas para salvar os bancos.
Os países se comprometeram. Mas já passou metade do prazo e, até agora, a miséria continua sendo um problema em diversos países em desenvolvimento. É por causa disso que a Campanha Global de Ação contra a Pobreza (GCAP, na sigla em inglês) organiza a iniciativa “Stand Up and Take Action” (Levante-se e Faça a sua parte).
De hoje ao domingo, diversas cidades do mundo sediam eventos que têm como meta criar consciência contra a pobreza. O que eles farão? Cada um faz o que achar melhor para a comunidade, mas o site dá algumas dicas:
– distribuir almoço de graça para quem precise;
– doar livros usados;
– reformar escolas públicas;
– doar sangue;
– plantar árvores;
– dar palestras sobre o assunto;
– organizar petições para forçar o governo a destinar boa parte do orçamento à causa;
– shows públicos.
Enfim, a lista é grande. O objetivo da campanha é conseguir reunir 63 milhões de pessoas em prol da erradicação da pobreza. Como você pode ver abaixo, muitos já estão fazendo o que podem. E você? Vai ficar aí parado? Veja o mapa com as atividades planejadas em solo brasileiro
https://www.flickr.com/apps/slideshow/show.swf?v=59913