Livros para doação podem pegar carona com o motoboy da pizza
O motoboy de uma pizzaria em Madrid um dia se deu conta que sua viagem de volta ao trabalho, após a entrega das pizzas, era inutilizada. Ele voltava das casas dos clientes de mochila vazia. Então teve uma ideia simples: aproveitar o deslocamento para transportar objetos que contribuíssem para alguma causa. A ideia deu origem à campanha Livros para a Colômbia, promovida pela empresa em que trabalha, a Telepizza, em parceria com a rede social ideas4all* e a companhia aérea Iberia.
Os clientes da pizzaria foram convidados a doar um livro usado e em bom estado cada vez que recebessem em casa o seu pedido. A iniciativa durou de janeiro a fevereiro deste ano, apenas em Madrid, mas espera-se ampliar a outras cidades da Espanha.
Os livros arrecadados serão entregues a mais de 120 escolas e bibliotecas – rurais e urbanas – da Colômbia. Eles chegarão até o outro lado do Atlântico também de carona, dessa vez com os aviões da Iberia, para serem lidos por mais de 98 mil crianças e jovens carentes do país latino-americano. Os livros serão classificados e distribuídos pela ONG local Buena Nota*, que promove o trabalho de empreendedores sociais.
O bacana dessa campanha é que ela pode inspirar os amantes de pizza – na realidade, clientes e empresas de serviços de entrega em geral – de qualquer lugar do mundo a contribuir com uma boa causa. Pedir pizza em casa é programa típico paulistano. Por outro lado, muitas escolas e bairros de São Paulo precisam engordar suas coleções de livros. Algumas regiões sequer têm uma biblioteca. Não é de se pensar?
Brasileiros de qualquer cidade podem entrar nessa, basta engajar as pessoas do seu bairro, procurar quem poderia transportar as doações e quem gostaria de recebê-las.
O que achou dessa iniciativa? Conte como você poderia ajudar na sua região!
(Foto: Creative Commons)
Leia também:
Como montar uma biblioteca comunitária?
Bicicloteca: bike itinerante doa livros a moradores de rua
Siga o Planeta Sustentável: