Maconha para salvar a economia?
A polêmica sobre a legalização da maconha voltou a ser assunto na mídia internacional nas últimas semanas. Isso porque os plantadores – e defensores – da erva nos EUA têm recebido apoio do deputado estadual da Califórnia, Tom Ammiano. No final de março, ele apresentou um projeto de lei para a legalização do produto com o argumento de que isso seria favorável à recuperação da economia americana!
Os “agricultores” e Ammiano afirmam que a regularização da produção e venda de maconha – apenas para maiores de 21 anos – aumentaria a arrecadação fiscal no país, o que, consequentemente, daria um bom empurrãozinho para a saída da crise.
Os números são atrativos. De acordo com o Marijuana Policy Project California, os “maconhais” californianos arrecadam US$ 14 bilhões informais por ano! Para piorar, o governo norteamericano gasta mais de US$ 70 bilhões anuais para repreender – inutilmente! – os adeptos do baseado.
E as vantagens, segundo o deputado, não parariam por aí. Com a nova medida, o meio ambiente também seria beneficiado, já que a legalização e a cobrança de impostos sobre a venda da maconha dificultariam os danos causados às terras públicas americanas, onde são feitos os cultivos ilícitos.
Mas o presidente Barack Obama não aprovou a ideia e já declarou, em uma conferência online, para quem quisesse ver e ouvir, que a proposta não é o melhor remédio para a recuperação da economia.
E você? O que pensa sobre o assunto?