PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Menina de 13 anos expõe problemas de sua escola no Facebook e consegue melhorias

Por Marina Franco
Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 29 ago 2012, 13h19

diario-de-classe-super-625

Isadora Faber está na sétima série do ensino fundamental da Escola Básica Maria Tomázia Coelho, que fica no bairro do Santinho, em Florianópolis. Cansada de questionar os problemas estruturais e pedagógicos de seu colégio – comum à grande parte das escolas públicas brasileiras – sem receber resposta, Isadora criou, no Facebook, a página Diário de Classe, a verdade…*

Nela, Isadora comenta sobre a situação precária da quadra onde faz aulas de Educação Física, a zona na sala de aula durante a aula de Matemática, os bancos quebrados do refeitório e a humilhação que sofreu por falar sobre seus professores na internet. Com a ajuda de um celular, registra imagens e grava vídeos para esclarecer as questões. Os posts rendem milhares de likes e centenas de comentários de pessoas que a apoiam e compartilham histórias de outras escolas. Isso porque Diário de Classe, a verdade… bombou esta semana na internet. Até agora, mais de 150 mil perfis do Facebook curtiram a página.

O mais importante é que as denúncias de Isadora surtiram efeito. A administração da escola trocou fechaduras quebradas e retiraram fios de um ventilador que estavam dando choque. Mais do que isso: a secretária de Educação da cidade, marcou reunião com as diretoras de infraestrutura, ensino fundamental e geral para falar sobre as postagens e a situação da escola.

Segundo Isadora, Diário de Classe, a verdade… não é contra a escola em que estuda, apenas procura mostrar a realidade das escolas públicas. Sua inspiração foi o blog de uma menina inglesa que tirava fotos da merenda de sua escola e criticava a qualidade da comida.

Continua após a publicidade

As duas mostram, primeiro, que ir atrás de resolver seus problemas – e não esperar que o governo ou autoridades superiores o façam – pode trazer melhorias. Em segundo lugar, como a internet pode dar mais visibilidade para problemas locais e ajudar a resolvê-los. Você usa as redes sociais como forma de denúncia? Conhece outros exemplos ? Comente aqui!

*Diário de Classe, a verdade… 

Leia também:
Menina de oito anos dá início a campanha global de combate à falta de água no mundo
Menina de 11 anos protesta contra documento final da Rio+20
Filhos de políticos nas escolas públicas
A menina que criou uma ONG para crianças

Continua após a publicidade

Imagem: Reprodução 

Siga o Planeta Sustentável:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.