MG: deputados pedem iPads 2 para economizar papel
Imagem: Divulgação
Segundo levantamento da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, todos os dias, cada deputado da Casa gasta, aproximadamente, 100 folhas de papel para realizar suas funções políticas – número que, multiplicado pela quantidade de deputados da Assembleia, chega a 7700 folhas por dia. O dado alarmou os representantes do Estado, que acharam uma solução para economizar papel: comprar iPads para todos os deputados da Casa.
A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa e a licitação para a compra dos tablets já foi publicada no Diário Oficial do Estado. Ao todo, serão comprados 90 iPads – 77 para os deputados e 13 para o setor de TI da Casa –, que, segundo o edital, devem ser da versão 2 da Apple e ter memória de 64 GB e conexão Wi-Fi e 3G.
A ação custará cerca de R$ 234 mil aos cofres públicos – sem contar as Smart Covers (capas protetoras para os tablets), seis computadores da Apple e dois scanners, cuja compra também está prevista no edital. Para realizar o serviço da forma mais barata possível, está previsto para o dia 23 de agosto um pregão eletrônico para a licitação.
A Assembleia Legislativa ainda estaria investindo no desenvolvimento de um aplicativo para os deputados usarem em seus iPads 2, que contará com a legislação básica do Estado, a agenda de eventos da Casa e, ainda, um feed de notícias relevantes para os representantes políticos.
Qual a sua opinião sobre essa história? A compra de iPads é realmente a melhor alternativa para diminuir o uso de papel na Assembleia Legislativa ou, no fundo, os deputados estavam mais interessados em ganhar um tablet, ao invés de reduzir seu impacto no planeta?
Leia também:
Impedir a liberdade de escolha é sustentável?
Não imprimir é realmente sustentável?
Mais barato e ecológico, com menos impressões
Menos tinta com impressão ecológica
Siga o Planeta Sustentável: