Música, além de qualquer fronteira
Não importa quão distantes estamos uns dos outros, seja por questões geográficas, ideológicas, religiosas, políticas, econômicas, culturais ou étnicas, a música tem o poder de romper qualquer barreira e nos unir sob a sensação de que somos todos seres humanos, com necessidades interiores muito parecidas.
Foi apostando nesta crença que, em 2005, o movimento multimídia Playing for Change nasceu nas ruas da cidade de Santa Monica, na Califórnia, com o desejo de conectar pessoas de todo o planeta, inspirá-las para transformar o mundo e promover a paz.
O grupo construiu um estúdio móvel com os mesmos equipamentos usados nos melhores estúdios e, depois de gravar a música Stand By Me, na versão de John Lennon, com o músico Roger Ridley, percorreu subúrbios, reservas indígenas, vilas africanas e comunidades distantes, em busca de músicos locais que acrescentassem seu talento à construção de uma obra coletiva. O resultado mostra a força que podemos ter quando nos unimos por uma mesma causa:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Us-TVg40ExM&hl=pt-br&fs=1%5D
O movimento, aberto à adesão do público, gravou outras músicas ao longo desses quatro anos de existência e, atualmente, os músicos das mais diversas localidades realizam shows, juntos, pelo mundo. A renda de várias apresentações é destinada para construir escolas de música e arte em comunidades carentes.