PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Nós não vamos pagar nada!

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 11h12 - Publicado em 28 mar 2008, 20h44

Como já disse Raul Seixas em seu “Aluga-se”, hoje, é tudo “free”, ou melhor, tudo de graça. Mas, diferente do que prega a música – que questiona se o Brasil está para alugar para os estrangeiros –, isso é algo muito bom. O editor de redação da revista Wired, Chris Anderson, escreveu um artigo em que argumenta a competitividade insana que a internet trouxe para o mundo.

Enquanto antigamente tudo era cobrado, hoje, com a imensidão de serviços que a web proporciona, tudo por ser disponibilizado gratuitamente graças a novos tipos de cobrança. Uma das saídas, por exemplo, são os links patrocinados que o Google desenvolveu – sendo o Google uma empresa que oferece serviços “free”. Enquanto ela não cobra para prover um serviço de busca, programas de edição, e-mails e compartilhamento de vídeos, ela lucra construindo um sistema de publicidade mais direcionado, como os links patrocinados que já se tornaram tão populares em diversos websites.

A Revista da Semana, por exemplo, seguiu a tendência e lançou a edição de 10 de março gratuita, sem cobrar nada! Foi o meio encontrado para explicar para o público que, em breve, ações desse tipo podem se tornar mais constantes, como mostram os jornais gratuitos Metro e Destak.

Alguns jornais mais tradicionais, como o The New York Times, já perceberam que a tendência mesmo é o “free”. Para tanto, começaram a abrir o seus conteúdos online e delimitar apenas uma assinatura “premium” para uma minoria. O objetivo é que essa pequena parte de pagantes consiga sustentar a outra gratuita.

E, como já ficou mais do que explicado, o “free” é a nova tendência. O site trendwatching.com fez um especial mostrando diversas vertentes que essa nova onda abarca.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.