O Museu de Árvores
Em breve, só poderemos ver a natureza em museus. Há um ano, foi criada a biblioteca de sementes, justamente para proteger as espécies de plantas caso o futuro continue predatório. Agora, é nessa “raridade” que aposta o artista finlandês Ilkka Halso.
Halso criou imagens que demonstram o Museu da Natureza, que abrigaria as plantas como se fossem um espetáculo, em que se paga ingressos para ver o “esplendor natural”. Afinal, nossa paisagem seria tomada por prédios e construções, acabando com todas as áreas verdes.
“Eu faço esboços e construo prédios imagéticos, que protegem a natureza de ameaças da poluição e, o que é mais importante, das ações do próprio homem”, conta o artista na apresentação (em PDF) da exibição.
“Quando se coloca a natureza em um museu, deve-se acreditar no viés público/consumidor. A natureza se torna uma atração para turistas ou paisagens lindas transformam-se em um espetáculo teatral”.
Como o próprio autor avisa, ele se baseia em um futuro pessimista do que pode acontecer com a Terra. A natureza se tornou um espetáculo pago.
E como o nosso querido TreeHugger lembrou, a poetisa Joni Mitchell já prenunciou a mesma situação em uma música: “Não parece que é sempre assim / que você não sabe o que tem / até não ter mais / Eles pavimentaram o paraíso / e construíram um estacionamento / Eles tiraram todas as árvores / e as colocaram em um museu / E cobraram o público / um dólar e meio apenas para as ver” (tradução livre)
https://blip.fm/_/swf/BlipEmbedPlayer.swf