PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O que é, o que é: um pontinho preto no seu monitor?

Por Débora Spitzcovsky
Atualizado em 19 ago 2024, 14h03 - Publicado em 27 Maio 2009, 19h56

Essa é fácil, apesar de inusitada: uma tentativa de combater as mudanças climáticas!

O pessoal do Salvar o planeta. É agora ou agora!, do Greenpeace, inventou mais um jeito bacana de ser sustentável: o Black Pixel! É um quadradinho preto que você instala – bem rápido! – no seu computador e que economiza watts, ou melhor, 0,057 watts/hora.

Insignificante, não? Assim como o quadradinho na sua tela! Mas, se todo mundo aderir, a ideia vai contribuir para a diminuição da temperatura do planeta. Até agora, 2784 watts foram economizados com o Black Pixel, ou o equivalente a 23 microcomputadores ligados por uma hora, ou ainda 31 geladeiras desligadas pelo mesmo período.

Na balança, o quadradinho preto no monitor parece o jeito mais fácil de economizar, não?

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=D5MlLAiW49k&hl=pt-br&fs=1%5D

08/06/2009

O post acima provocou diversas reações dos leitores, não só aqui, no site da Super, como também em seu Twitter. E é por isso que a gente resolveu fazer esta observação: o Black Pixel nos chamou a atenção pela proposta de economizar energia, sim – embasada pelos números – mas não queríamos fazer uma simples apologia do programa lançado pelo Greenpeace. Como sempre, queríamos provocar a experiência e a discussão. E, como sempre, os leitores da Super participaram e trouxeram mais informação.

A própria Ong faz algumas ressalvas para a instalação desse programa em seu “Acordo de Licença”. Ok, a gente sabe que quase ninguém lê esses textos, mas deveria, né?? E essa informação ainda está destacada no título do vídeo do Youtube (acima).

Continua após a publicidade

Então, que fique claro: os pontos pretos reduzem o consumo de energia, apenas em monitores convencionais. Como bem lembraram os leitores Daniel de Souza Telles, Henrique (sem sobrenome!) e Luiz Bento, nas telas de LCD – dependendo da estrutura dos monitores – eles podem gastar ainda mais energia do que um pontinho branco. É melhor não arriscar, certo?

Abaixo, seguem os links enviados pelos leitores, que respaldam essas informações. São reportagens de 2007, quando o Google inventou o Blackle:
Google preto, economia de energia? Microsoft discorda!
Is black the new green?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.