O quórum de ouro!
Mobilizar pessoas para uma causa é uma tarefa árdua. Ou as pessoas acham que ninguém vai e desanimam, ou acreditam que já vai muita gente e que a participação delas é desnecessária – ou seja, desanimam também. O site The Point pode ajudar a tirar essa angústia dos mais desanimados.
O conceito que orienta o serviço é o “tipping point”, ou seja, o momento exato em que o número de pessoas que aderiram ou a verba arrecada é o mínimo necessário para se conseguir fazer a ação. A idéia é que o usuário cadastre ações e estime quantas pessoas devem aderir para que elas consigam ser cumpridas. Isso facilitaria na organização de passeatas ou até de abaixo-assinados.
Na página destinada às campanhas, existem diversos exemplos, que vão desde “Melissa McDonnell participará do Marist Earth Hour se 50 pessoas participarem também” até “Se arrecadarmos US$ 2 mil, nós daremos a quantia para a ‘Imagine Englewood If’ para eles comprarem novas ferramentas e substituírem as que foram roubadas” (a saber, eles já conseguiram atingir o valor necessário).
A ferramenta serve para diversos fins, inclusive para decidir a mais cruel das dúvidas:
“John Pai pedirá Patty em casamento se 999 pessoas derem suas benções.”