Oito milhões de árvores no meio do deserto
Quem participa da rede social Tree Nation, além de poder postar fotos, compartilhar histórias e escrever comentários no site, ajuda a construir um gigantesco parque em Níger, país africano que é o mais pobre do mundo, segundo o Indicador de Desenvolvimento Humano.
Isso porque no site da Tree Nation é possível comprar árvores de várias espécies (que custam entre 27 e 200 reais), acompanhar o seu crescimento virtualmente e saber, através do sistema GPS, as exatas coordenadas geográficas de onde a sua muda foi plantada. O objetivo da comunidade é lutar contra a desertificação da região do deserto do Saara, ao criar uma área verde com oito milhões de árvores, que serão plantadas em formato de coração.
https://www.tree-nation.com/img/tn_stw/tree_nation_widget.swf
Pessoas de qualquer canto do mundo podem participar. A rede social já tem 18243 membros, até o momento da publicação deste post. Nós, os brasileiros (que adoramos uma comunidade virtual), aparecemos no oitavo lugar na relação dos países que têm mais membros na rede social. São cerca de 450 brasileiros que já aderiram ao projeto, que tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, sigla em inglês).
A Tree Nation pretende com a campanha lutar também contra a pobreza e o aquecimento global, aumentar a produtividade da região, produzir frutos e comida e regenerar o solo.
Para ajudar esse coração verde crescer, você pode comprar uma árvore para você ou para alguma pessoa querida. Se você ainda não sabe o que dar de presente de Natal ou de amigo secreto neste final de ano, fica aí a dica. É só entrar no site Tree Nation e escolher entre acácias, palmeiras e baobás…