Ondas de energia
“Como uma onda no mar / Como uma onda no mar”. Na música de Lulu Santos, na qual não adianta fugir e mentir, todas as aflições humanas parecem ser reparadas com o mar. E eis que a onda também surge como uma solução energética para o mundo.
Uma equipe da COPPE/UFRJ (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro) elaborou a tecnologia para produzir energia elétrica a partir do movimento das ondas marítimas. A usina-piloto, que será construída no Ceará, terá 20 módulos, com a capacidade de gerar 500 kW. Por enquanto, os pesquisadores prevêem a construção de dois módulos até 2008.
Para o Brasil, com seus mais de 8 mil km de costa, essa tecnologia é uma alternativa interessantíssima. Ela é cinco vezes mais barata e produz 70% mais energia do que a solar – o que equivale à hidrelétrica. Os pesquisadores crêem que se nos próximos 10 anos o país investir em usinas de ondas, em 2017 poderíamos contar com 15gW de energia só por essa tecnologia. O potencial dos oceanos é 100 vezes maior do que o das hidrelétricas, que chega a 100gW.
Como uma onda no mar…
Para entender melhor como funciona a tecnologia, veja o vídeo e leia a reportagem.