Os efeitos do aquecimento global esculpidos em cimento
Ainda tem dificuldade em imaginar as consequências das mudanças climáticas? O escultor espanhol Isaac Cordal* criou série de esculturas feitas de cimento – as Cement Eclipses – para contar de um jeito fácil-fácil o que o aumento do nível do mar pode fazer com a humanidade. Mas isso não significa que visualizar isso vai ser tranquilo – a menos que você goste de humor negro.
Tanto em miniaturas quanto em tamanho real, as intervenções recriam, no meio da rua ou na praia, seres humanos sofrendo com os efeitos do aquecimento global.
O curioso é que são pessoas muito parecidas: homens brancos, de meia idade, que poderiam ser políticos ou executivos e, até mesmo, os negociadores e governantes que participam das conferências de clima pelo mundo. Alguns se agarram a suas maletas, à deriva, enquanto outros se afogam. Sempre sem saída.
As cenas apocalípticas criadas por Cordal revelam as consequências da falta de ação e da apatia quanto às questões ambientais.
Abaixo, veja algumas das obras do escultor:
Abaixo, reunimos outras boas histórias de artistas que se manifestam pelo meio ambiente e mostram que a arte pode ser um poderoso instrumento de ativismo e de conscientização:
‘Exército’ de gelo de Néle Azevedo contra o aquecimento global
As mudanças climáticas na visão de artistas plásticos
Cartuns alertam para o aquecimento global, em livro
A faxina urbana de Alexandre Orion
Carruagem em ponte estaiada de SP chama a atenção para a mobilidade urbana
Cavalaria paulistana
Quando a arte questiona o desperdício
Olhe lá!
Eduardo Srur: a arte como salva-vidas