Os ursos polares estão desabrigados!
Os animais sofrem com o aquecimento global. Um xamã esquimó já veio até o Brasil para avisar a situação dos árticos. O gelo está derretendo como qualquer um, com uma conexão na internet, pode ver. Os atuns, por exemplo, já até tiveram seu metabolismo e sua cadeia alimentar alterada.
Os ursos polares resolveram protestar sua situação. Em Washington, nos EUA, diversos bonecos com corpo humano e cabeça de urso foram espalhados pelas ruas segurando cartazes com dizeres “SOS”, “Vítima do vício ao petróleo” e “Refugiado do aquecimento global. Pode ajudar um irmão?”.
A intervenção urbana é uma parceria entre a ONG internacional Greenpeace e o artista plástico Mark Jenkins, conhecido por suas esculturas de fita adesiva.
Como está no site da instituição (em inglês), “minha intenção com este projeto é contextualizar minhas intervenções urbanas para conscientizar sobre a questão do aquecimento global e a péssima situação dos ursos polares”, disse o artista. E ele ainda completa: “era a nossa meta que o público tivesse uma empatia pelo urso assim como se tem com um desabrigado, já que vemos as duas situações como algo interligado”.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=5t6xhbuIUdg&hl=en&fs=1&color1=0x234900&color2=0x4e9e00%5D
Tomara que a situação mude e as pessoas parem de considerar os ursos como apenas mais um lixo. Se achar que a ação é pouco, você pode levar um tapete para se lembrar todos os dias que eles podem ficar desabrigados ou ilhados.