PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Para um ar limpo, 120 purificadores!

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h24 - Publicado em 30 set 2008, 20h47

Como limpar o ar da nossa casa? Simples, ligando 120 purificadores, ionizadores, esterilizadores, umidificadores, limpadores de ozônio e todos os outros “ores” possíveis para a tarefa. Achou estranho e um exagero? A artista taiwanesa An Te Liu acha que não.

A sua obra “Cloud” (nuvem, em tradução livre), exposta na 11ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, questiona a poluição que temos que respirar diariamente e a febre pela higiene propagada pelos arquitetos modernistas do começo do século XX.

purificador2_postsuper

Em uma entrevista ao blog designboom, Liu descreve: “logo depois, Reyner Bahman fez uma provocação. Por que ter prédios, afinal? As tecnologias ambientais cada vez mais sofisticadas permitirão com que sobrevivemos bem sem precisar das tradicionais formas de abrigo. Nós poderíamos viver em bolhas-ambientais totalmente controladas, com todas as nossas necessidades satisfeitas por sistemas e aparelhos”.

Continua após a publicidade

E não pense que os aparelhos acima só estão pendurados. Todos estão funcionando a pleno vapor, o que leva à ironia da obra. Se ela quis mostrar a esterilização do ar deveria, no mínimo, usar energia solar para funcionar os aparelhos. A energia tradicional polui tanto quanto o ar que está sendo limpo pelos higienizadores.

De qualquer forma, Liu termina a entrevista com o testamento: “como será no futuro o nosso corajoso mundo? Limpo, pelo menos!”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.