Plano “Bee”: salvem as abelhas
A população de abelhas vem diminuindo em todo o mundo – só no Reino Unido, elas caíram pela metade nos últimos vinte anos e, no ano passado, um quinto das colônias de abelhas não sobreviveram ao inverno. No entanto, cientistas e apicultores desconhecem o motivo real desse fenômeno, mas apontam possibilidades: alterações climáticas, uso de pesticidas, presença de espécies de abelhas não nativas, vírus e um ácaro conhecido como Varroa.
O assunto é sério, já que, por meio da polinização, as abelhas contribuem com a geração de um terço da comida do planeta.
Por isso, as cooperativas do Reino Unido desenvolveram um movimento que ficou conhecido como “Plan Bee” – uma brincadeira com a expressão plano b e a palavra bee, que significa abelha, em inglês.
Algumas estratégias já estão em prática: uma ação contra os pesticidas, um fundo de pesquisa voltado para o tema e uma campanha para conscientizar as pessoas sobre o assunto, de modo que todos possam cuidar da sobrevivência das abelhas em seus jardins, plantar mais flores e mesmo se transformar em apicultores urbanos.
No último domingo, foi postado, no youtube, um vídeo sobre o primeiro outdoor feito com 10 mil abelhas vivas, para chamar a atenção para a causa:
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=yVOQxZkit40&w=560&h=340]