Poltrona de avião compacta: até onde você iria em nome da sustentabilidade?
Foto: Aviointeriors
Se você já sofre em viagens de avião por causa do pouco espaço que têm para colocar as pernas, prepare-se! Será lançado, na próxima semana, num evento sobre design de interiores para aviões, em Long Beach (EUA), um novo assento para aviões que reduz em 25% do espaço entre uma poltrona e outra.
Chamado de SkyRider, e projetado pela empresa italiana Aviointeriors, o assento vai permitir a presença de mais pessoas em cada vôo. Os adeptos das poltronas pagariam uma taxa inferior à da classe econômica. No entanto, teriam que pagar o preço de viajar quase de pé! Os criadores do produto dizem que é possível fazer viagens de até três horas de duração nesses acentos, sem problema.
Se pensarmos que o setor de aviação é um dos que mais emite gases de efeito estufa – que contribuem para as mudanças climáticas – no mundo, não seria nada mal que mais gente fosse transportada por vôo e, consequentemente, menos vôos seriam necessários. Por outro lado, quanto mais pessoas a bordo, maior o peso e o gasto de combustível. A preços baixos, também pode ser que mais gente resolva voar, em vez de adotar outros meios de transporte mais econômicos. É preciso fazer os cálculos para saber ser esse seria, de fato, um meio de reduzir emissões de carbono.
E se for? Você toparia fazer suas próximas viagens parcialmente apoiado sobre as próprias pernas, em nome de um mundo melhor?
Visite o site do Planeta Sustentável e siga: