Por essa nem Mario e Luigi esperavam
O Greepeace divulgou uma lista mostrando quais são os consoles de games que mais respeitam o meio ambiente – levando em conta o material que eles são fabricados, quanto de energia gastam e facilidade de descarte do produto, entre outros critérios.
A lista, que inclui fabricantes de produtos eletrônicos como computadores, vídeo-games, TV’s e telefones celulares, foi criada no ano passado e é atualizada trimestralmente. Dessa vez ela julgou 18 marcas, entre elas estavam: Microsoft, Nintendo, Philips, Sharp, Panasonic, Nokia, Samsung e Sony, entre outras.
A última colocada da vez foi a Nintendo, que não conseguiu nem um pontinho dos dez pontos possíveis. Nem mesmo a roupa verde do Zelda e do Luigi conseguiram tirar a Nintendo da lanterninha.
Entre os motivos para essa última colocação estão o fato de que os últimos consoles da Nintendo, o Wii e o DS, são fabricados com PVC, um tipo de plástico que, apesar ser tóxico por si só, recebe muitas críticas do Greenpeace. Isso porque ele não é completamente reciclável e emite toxinas quando é incinerado.
Além disso, os aparelhos da fabricante japonesa utilizam retardantes de fogo com bromo para evitar incêndios nos circuitos e outros plásticos que se acumulam no meio ambiente.
O X-Box 360, da Microsoft, também não conseguiu uma boa colocação nessa lista, mas pelo não zerou. Eles conseguiram uma nota…2,7.
Quem não fez feio foi a Sony, fabricante do PS3. Ela foi a terceira colocada entre os fabricantes mais “verdes”. E não foi só por não utilizar PVC, mas sim devido às novas políticas da empresa. Cada vez mais a Sony faz uso da reciclagem – e ainda dá dicas para seus usuários na hora de jogar fora algum equipamento antigo ou quebrado.
Aliás, você sabia que no Japão muita gente joga no lixo computadores e vídeo-games?! Isso porque toda hora eles criam algo mais avançado e o preço de revenda vai lá pra baixo. E não adianta querer pegar os aparelhos do lixo do vizinho, porque isso dá cadeia! Mas essa história fica pra outro post…