Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por essa nem Mario e Luigi esperavam

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h24 - Publicado em 30 nov 2007, 17h36


O Greepeace divulgou uma lista mostrando quais são os consoles de games que mais respeitam o meio ambiente – levando em conta o material que eles são fabricados, quanto de energia gastam e facilidade de descarte do produto, entre outros critérios.
 
A lista, que inclui fabricantes de produtos eletrônicos como computadores, vídeo-games, TV’s e telefones celulares, foi criada no ano passado e é atualizada trimestralmente. Dessa vez ela julgou 18 marcas, entre elas estavam: Microsoft, Nintendo, Philips, Sharp, Panasonic, Nokia, Samsung e Sony, entre outras.
 
A última colocada da vez foi a Nintendo, que não conseguiu nem um pontinho dos dez pontos possíveis. Nem mesmo a roupa verde do Zelda e do Luigi conseguiram tirar a Nintendo da lanterninha.
 
Entre os motivos para essa última colocação estão o fato de que os últimos consoles da Nintendo, o Wii e o DS, são fabricados com PVC, um tipo de plástico que, apesar ser tóxico por si só, recebe muitas críticas do Greenpeace. Isso porque ele não é completamente reciclável e emite toxinas quando é incinerado.
 
Além disso, os aparelhos da fabricante japonesa utilizam retardantes de fogo com bromo para evitar incêndios nos circuitos e outros plásticos que se acumulam no meio ambiente.
 
O X-Box 360, da Microsoft, também não conseguiu uma boa colocação nessa lista, mas pelo não zerou. Eles conseguiram uma nota…2,7.
 
Quem não fez feio foi a Sony, fabricante do PS3. Ela foi a terceira colocada entre os fabricantes mais “verdes”. E não foi só por não utilizar PVC, mas sim devido às novas políticas da empresa. Cada vez mais a Sony faz uso da reciclagem – e ainda dá dicas para seus usuários na hora de jogar fora algum equipamento antigo ou quebrado.
 
Aliás, você sabia que no Japão muita gente joga no lixo computadores e vídeo-games?! Isso porque toda hora eles criam algo mais avançado e o preço de revenda vai lá pra baixo. E não adianta querer pegar os aparelhos do lixo do vizinho, porque isso dá cadeia! Mas essa história fica pra outro post…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.